Coisas de Laurinha

A…E…I…O…Uuuuuuuuuu

Posted on: 23 de setembro de 2010

Persistência, paciência e um toque de brincadeira hoje mostraram seu resultado: ela repetiu as vogais.

Já faz um tempo, não sei precisar quanto, venho repetindo as vogais para ela, mais ou menos como coloquei no título. Devagar, uma a uma. A primeira vez fiz por pura farra para emitir os sons. E a reação dela me surpreendeu. Ela ficou olhando meus lábios.

Foi então que decidi repetir, todos os dias, uma vez ou outra, enquanto troco a fralda, ou ela pede colo para brincar, enfim, momentos em que consigo prender a atenção dela. E ela simplesmente respondia com uma risadinha e um som como ‘ahaaaaaa’, denotando satisfação.

Passou a ser uma brincadeira. Mal começava a falar a letra “A”, ela já parava o que estava fazendo e vinha sentar perto. Sempre olhando fixamente meus lábios.

Hoje, após eu terminar a sequência, ela a começou, por sua própria conta. Então, meio que invertemos: ela falou primeiro e eu repeti. E ela falou todas as cinco letras.

Aplaudi, parabenizei e comemorei com ela. Ela sorriu, claro, é uma criança que adora ser elogiada.

Meu dia foi coroado quando, enquanto prendia seu cinto de segurança na cadeira no carro, comecei a falar as letras e ela as repetiu novamente. Me enchi de orgulho. E o papai ficou satisfeito e contente pelo progresso da nossa tartaruguinha.

Ela não me dá tchau, nem bom dia. Mas ela fala as letras do alfabeto junto comigo.
Ela FALA.

A coisa mais difícil é não transferir para a criança a nossa ansiedade de que ela fale.

Foi um período bastante tenso, enquanto aguardávamos exames, avaliações médicas. Tudo apenas para ter certeza. Com uma criança o “E se…” é a pior coisa na vida da gente e tirar a prova, mesmo que a probabilidade seja ‘mínima’, acaba sendo essencial para a paz da família.

E ela é normal. Muitos conhecidos vão dizer: “Mas é óbvio que ela é normal.”

Mas se existe uma chance, por mínima e menor que seja, de haver algo, esse grãozinho de areia numa praia vai incomodar como se fosse uma pedra grande no seu sapato.

Bom, não passou de um grãozinho. Aliás, tartaruguinhas adoram areia, não é mesmo?
Cada dia mais a Laura mostra seu desenvolvimento e nos ensina que temos que ter paciência (embora ela mesma não tenha, enfim… Vai aprender a ter…) pois ela está no caminho certo e vai chegar lá.

O vocabulário só aumenta: tchau, bom dia (esse é mais raro), alô e agora, as vogais. Isso sem contar o ‘dodói’, que ela repetiu no final de semana passado.

“Só mais um pouquinho gente e vocês não vão é ver a hora em que eu vá dormir pra parar de ouvir minha voz…”

É, é bem por aí e por mais absurdo que pareça, estamos ansiosos pra essa hora. 🙂

4 Respostas to "A…E…I…O…Uuuuuuuuuu"

Minha mãe, sábia D. Cilene, me disse quando eu tinha as mesmas preocupações com o Thiago uma frase marcante: “a gente passa uns dois anos querendo que o filho fale logo e o resto da vida esperando que eles calem a boca” =P

bjs

Me diz, que mãe não é sábia, irmã?
A gente ‘paga os pecados’ e se pega falando coisas que já ouviu há muuuuitos anos. Fala sério, né?
A outra frase sábia de Mãe é: um dia, vc vai me entender e vai lembrar que eu disse isso. PQP, E COMO!!!!!

E ela falou dodói de novo sem ninguém falar nada. Eu disse “Laurinha, aí não pode mexer” e ela olhou para mim e disse : “dodói?” Porque na semana anterior eu tinha tido para ela não mexer no aparelhinho porque fazia dodói. Ela tem uma memória ótima e é muuuuuuito mais esperta do que a gente pensa 😉
Eu amo essa fofura ^_^

Pois é, todo mundo falava que o Thiago estava demorando a falar, mas como ele entendia tudo, eu (tentava) não me preocupar e deixei rolar.
Cada criança tem seu tempo e sei que isso é muito mais difícil de vivenciar do que falar, mas taí a Laurinha provando que é verdade.

beijocas!

Deixe um comentário

Insira seu e-mail aqui e receba avisos sobre novos posts!

Junte-se a 2 outros assinantes